Breve Historial

O porquê de ter surgido a marca UNIVERSITARIUS®

A UNIVERSITARIUS® , a primeira marca académica registada de origem portuguesa, de Moda, Promoção e Eventos para a Academia, foi criada em outubro de 1996, com o objetivo de possibilitar aos ESTUDANTES do Ensino Superior a aquisição de artigos de VESTUÁRIO, TRADIÇÃO, PROMOÇÃO E EVENTOS ACADÉMICOS, através de uma marca especializada acessível, rigorosa, credível e de qualidade garantida.

Nasce na academia portuense, da irreverência, criatividade, empreendedorismo e inovação, de dois jovens oriundos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, que se apercebem que o mercado académico, ainda que com muitos anos de existência, sofria da carência de profissionalismo, seriedade e garantia no fornecimento de merchandising.

Não pretendendo retirar o devido mérito ao pequeno comércio, que foi suprindo as necessidades sazonais e pontuais de artigos de tradição académica (traje, insígnias, pastas, …) sobretudo na época dos eventos académicos mais sonantes, esse fornecimento caracterizava-se, frequentemente, pela falta de rigor, de qualidade e por preços muito pouco competitivos, o que resultava em margens de lucro abusivas.

Com a UNIVERSITARIUS® , os estudantes passaram a contar com um parceiro dedicado e especializado, a tempo inteiro, com a noção plena e confiável dos seus interesses, competente para diligenciar uma resposta eficaz e eficiente em tempo útil e com uma visão global refinada do ESTUDANTE, em particular, e do MUNDO ACADÉMICO, como um todo.

A estratégia da marca, de acordo com o seu propósito, e não o de simples estabelecimento comercial local, não passou pela abertura de lojas físicas, mas, antes, na criação de parcerias comerciais com os órgãos das diferentes instituições de ensino superior, das várias academias do país, tais como: Associações Académicas, Associações de Estudantes, Núcleos, Direções, Comissões de Curso, Comissões de Finalistas, Comissões de Praxe, Tunas, Coros, entre outros.

O logotipo explicado

  • O ESTUDANTE, a preto, no seu traje académico.

O traje tem a sua origem nas vestes eclesiásticas, por influência da Igreja Católica no ensino, ao longo dos séculos.

O peso histórico e simbólico do traje académico acabou por se enraizar e dar vida a uma cultura académica, cuja conduta estudantil se pauta por integrar os valores da humildade, do respeito e da fraternidade.

Na tradição académica, TODOS os ESTUDANTES são iguais e TODOS convergem para um ideal comum no MUNDO ACADÉMICO.

  • O CÍRCULO.

Desde a antiguidade que o círculo é sinónimo de perfeição, união, movimento, expansão e tempo. 

Na UNIVERSITARIUS® , esta representação geométrica de contorno assimétrico, a preto, é a figura perfeita para evidenciar os seus valores, missão e visão de futuro, num MUNDO ACADÉMICO, onde a soma das motivações, necessidades e desejos de TODOS os ESTUDANTES são contemplados como um todo, de forma INCLUSIVA e EXCLUSIVA.

  • O fundo a COR VERMELHA.

O vermelho é uma cor quente, repleta de energia, dinamismo e vitalidade.

Expressa a força anímica da juventude e o fervor que rege o maior período de irreverência de um ESTUDANTE – a vida académica no seu esplendor e em todas as suas vertentes.

Representa, também, a paixão, a ambição e a força empreendedora do fundador e a sua equipa, no ímpeto de revolucionar e arrebatar os ESTUDANTES, para uma marca que preenche, de forma surpreendente, todas as necessidades de merchandising do MUNDO ACADÉMICO.

  • A elipse de COR AMARELA na base do ESTUDANTE.

A cor amarela é inspiradora. Significa luz, juventude, prosperidade, otimismo, alegria e brilho. Luz que iluminou o MUNDO ACADÉMICO, desprovido até então, de uma marca de vestuário académico acessível, fidedigna e de valor acrescentado, para TODOS os ESTUDANTES. Brilho e orgulho na relação de dedicação, otimismo e confiança que a UNIVERSITARIUS tem com a juventude académica, que passou a contar com um parceiro especializado, disponível e confiável dos seus interesses.

  • Termo – UNIVERSITARIUS

O termo UNIVERSITARIUS significa, em latim, Universidade.

O latim, nossa língua mater, apesar de ser considerada uma língua “morta”, tem uma enorme influência cultural e mediática, usada nas mais diversas áreas, resistindo ao tempo e a todas as flutuações linguísticas de forma inabalável.

Deste modo, percecionado o ESTUDANTE em qualquer parte do mundo, como parte transformadora e impulsionadora da evolução da sociedade, a língua escolhida não poderia ser mais adequada, pois além de se expressar com sobriedade e credibilidade, é reconhecível, entendível e aceite, universalmente.

O termo UNIVERSITARIUS está inscrito numa figura geométrica, de contorno elíptico e fundo amarelo, que atravessa o MUNDO ACADÉMICO, constituindo assim, uma base segura, fidedigna e sustentada de apoio incondicional ao ESTUDANTE.

A marca é PIONEIRA NA ACADEMIA, a primeira marca a ser registada pelo seu fundador – Luís Cunha –   para servir de forma humanizada, competente, global e justa, TODOS os ESTUDANTES.

O porquê do crescimento da marca

No contexto alusivo à história da marca, os primeiros órgãos estudantis a darem um voto de confiança à UNIVERSITARIUS® pertenciam à UNIVERSIDADE e ao POLITÉCNICO do PORTO, a citar: AEFEP, AEFMUP, AEFMDUP, AEFCUP, AEFLUP, AEESEP, AEISMAI, AEEnfSJ e AAISPAB. É feita uma referência especial a estas Associações de Estudantes (com todo o carinho e respeito por todos os outros órgãos estudantis das diferentes academias) uma vez que, mesmo sem acesso a um portfólio concreto, acreditaram e apostaram na marca, no primeiro grande evento – a Queima das Fitas do Porto de 1997, sendo superadas todas as suas expectativas.

O grande sucesso de 1997 permitiu o crescimento nos anos seguintes, até à atualidade. Naturalmente, ao longo dos anos, fruto de um trabalho árduo e progressivo, de grande competência e profissionalismo, a marca diferenciou-se e expandiu-se, no que toca ao leque de produtos disponibilizados, generalizando-se a TODAS AS ACADEMIAS DO PAÍS como a marca LÍDER e ELEITA de TODOS OS ESTUDANTES.

A UNIVERSITARIUS® continua a crescer, tendo vestido e adereçado milhares de ESTUDANTES, ao longo do seu percurso empreendedor. Desde CALOIROS a DOUTORES, é com muito orgulho, apreço e carinho que esta marca continua em permanente expansão e evolução, acompanhando, recriando e implementando o conceito de MODA ACADÉMICA.